A pandemia COVID19 trouxe uma nova realidade às nossas vidas. Alterou as nossas rotinas, a forma como trabalhamos, como nos relacionamos com a comunidade, amigos, família…

Enquanto nalguns casos, o isolamento físico levou a que as pessoas partilhassem o mesmo espaço 24 horas por dia, noutros, levou precisamente ao contrário: a que pessoa esteja sozinha 24 horas por dia.

Com isto vêem as saudades da família, dos amigos e podem surgir sentimentos de tristeza, ansiedade, solidão.

Importa lembrar que nesta fase de crise que vivemos, esses sentimentos são normais.

Quando se sentir assim, fale com amigos, familiares. Recorde-se que isolamento físico não significa isolamento emocional!

Deve continuar a manter o contacto, à distância, com os familiares e amigos, várias vezes por dia. Telefone, mande mensagens, faça videochamadas.

Sempre que exista uma perturbação de ansiedade, um quadro depressivo ou outros problemas de saúde psicológica prévios, pode não ser fácil seguir as recomendações que têm sido feitas pelos profissionais.Procure um psicólogo.

Da mesma forma, se sente dificuldade em adormecer ou em dormir, se come mais ou menos do que é habitual, se tem dificuldade em concentrar-se noutras coisas não relacionadas com a COVID-19, se não consegue manter o seu funcionamento habitual e ter prazer em actividades de lazer, se está profundamente triste, se tem vontade de consumir álcool em excesso, se está extremamente irritado ou agressivo, procure ajuda de um Psicólogo. Estamos aqui para si 🙂

E lembre-se: a situação que vivemos é temporária. Não vai durar para sempre. Projete-se no futuro de uma forma positiva.

Pense na forma como se vai sentir quando tudo isto passar, quando voltar a estar com os que lhe são queridos.

Pode demorar algum tempo para regressarmos ao nosso dia-a-dia habitual, mas vai acontecer. E vai ficar tudo bem.

Ao entrarem em contacto connosco iremos ajudar-vos a serem a versão mais feliz de vocês próprios:

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