É simplesmente um facto que a maioria das pessoas no mundo atual sofre de algum tipo de disfunção mental nalgum momento das suas vidas. Quer se maifeste sob a forma de insónia, depressão a longo prazo ou como problemas no trabalho ou relação amorosa, acontece a quase toda a gente. Quando ocorre, é sem dúvida boa ideia consultarmos um professional de saúde mental, que poderá ser um Terapeuta Online.

A Busca de um Terapeuta Online

Tal como com muitos outros serviços na internet, existem alguns charlatões por aí. Em Portugal e na maioria dos outros países, os requisitos para alguém se chamar psicólogo, psiquiatra ou conselheiro são muito rígidas e inflexíveis, mas pode ser impossível verificar se a pessoa que está a fazer o seu anúncio online possui uma licença ou não.

A boa notícia é que alguns serviços podem garantir as competências de qualquer psicólogo ou terapeuta que trabalhe com eles. Sim, trabalham com e não para; os verdadeiros profissionais de saúde mental tendem a usar estes websites como serviço de recomendação, em vez de serem empregados por eles. Do ponto de vista dos pacientes, uma das funções destas organizações é garantir que só profissionais qualificados, com experiência no trayamento de problemas mentais é que podem usufruir da sua plataforma.

Conveniência Espetacular

Muitas pessoas simplesmente não se podem dar ao luxo de perder uma hora por semana para ver um terapeuta num cenário típico, cara-a-cara. Usufruir de Terapia Online permite uma flexibilidade muito maior. É possível comunicar com o nosso terapeuta via e-mail, mensagem ou através de uma chamada de vídeo previamente agendada. Se nos lembrarmos de algo importante sobre o nosso progresso emocional às 3 da manhã, nada nos impede de enviarmos os nossos pensamentos ao nosso terapeuta nesse preciso momento, que responderá assim que possível. Já que tudo o que necessitamos é uma ligação à internet, teremos acesso ao nosso terapeuta a partir de praticamente qualquer lugar, inclusive quando viajamos.

Encontrar Terapia a Baixo Custo

Apesar de psicólogos serem peritos a conduzir as conversas para um rumo terapeuticamente produtivo, é mesmo bastante difícil preencher uma hora de sessão com revelações significativas sobre o nosso estado mental e emocional. Terapia Online contorna estas perdas de tempo ao permitir que um só terapeuta consiga tratar diversos pacientes ao mesmo tempo, sem ter que negligenciar nenhum deles. Comunicação desta forma quer dizer que nem sempre receberemos uma resposta em tempo real, mas isso não tende a ser um problema. Um atraso decente na comunicação permite que tenhamos tempo para pensar sobre o que dissemos e sobre o que ouvimos no decorrer da conversa, tornando a terapia mais eficaz ainda.

Aceder a um Núcleo de Profissionais de Saúde Mental

Surpreendentemente, considerando a extensão da sua formação, a maioria dos terapeutas tende a focar-se apenas em uma ou duas áreas: aconselhamento familiar, resolução de vícios, tratamento de depressão, entre muitas outras. No entanto, é bastante comum que os problemas mentais de uma pessoa abranjam mais que uma ou duas destas categorias. A utilização de Terapia Online permite que seja possível ter consultas com dois terapeutas de modo tão fácil como com um, de modo a abordar diferentes aspetos dos problemas com os quais possamos estar a lidar.

Encontrar um Terapeuta Online pode ser feito numa questão de minutos, custa menos do que esperamos e dá-nos acesso a um profissional simpático e sábio a qualquer hora do dia ou da noite. Apesar de algumas pessoas terem certamente os seus motivos para escolher terapia tradicional, casa-a-cara, a Terapia Online tem muitos pontos a seu favor.

Devemos escolher o tipo de Terapia que resulta com nós mesmos

Não só podemos escolher entre vários terapeutas que oferecem Terapia Online, como podemos também escolher um terapeuta que use técnicas mais adequadas a nós. A maioria dos terapeutas oferece Terapia Comportamental Cognitiva, um tipo de terapia em que são examinados os pensamentos por trás dos nossos sentimentos e ações, de modo a mudar o nosso comportamento conscientemente. Esta é talvez a forma mais popular de terapia.

No entanto, existem inúmeras outras formas de terapia que possamos escolher. Por exemplo, terapia comportamental dialética, que é muito usada quando se pretende melhorar a nossa estabilidade emocional. Terapia baseada em atenção plena podem ser uma excelente opção para pessoas com ansiedade. Exames tradicionais de psicoterapia analisam para além dos problemas e relacionamentos e tendem a ser a melhor escolha para quem esteja a sofrer com traumas de infância. Independentemente do problema que tenhamos e qual a nossa preferência para o tratamento, conseguimos normalmente encontrar a melhor modalidade para nós.

Levem o vosso Terapeuta a fazer um Teste

Regra geral, quando alguém procura um terapeuta na sua região, não há muita informação para analisar, a menos que alguém que conhecemos já tenha tido terapia com alguém. Muitas das vezes, as companhias de seguros fornecem uma pequena lista de psicólogos de onde escolher. Já que a Terapia Online é acessível sem ser preciso o auxílio de uma companhia de seguros, teremos total liberdade na escolha de qualquer terapeuta disponível

Em adição, podemos aprender mais sobre o terapeuta antes de decidirmos trabalhar com ele. O seu perfil aparece no website da empresa com quem trabalham, para que possamos consultar a qualquer momento. Podemos encontrar informação sobre o terapeuta, a sua educação, as suas certificações e habilitações, a sua experiência e também as áreas da terapia em que se especializam. A sua fotografia também aparece no perfil, o que aumenta a ligação e familiaridade que ganhamos antes de nos inscrevermos no serviço de terapia.

Se acreditam ter encontrado um terapeuta que parece ser ideal para vocês mas não têm a certeza, podem ter uma sessão de teste com esse terapeuta. Como não estão a usar um seguro, não há papelada nem processo de re-aprovação a percorrer se decidir que o terapeuta não é adequado para si e quiser experimentar outro!

Manter o sigilo sobre a nossa Terapia

Apesar dos psicólogos clínicos e terapeutas terem que respeitar um código rígido de confidencialidade, assuntos práticos podem interferir com a nossa privacidade, de tempos a tempos. Em primeiro lugar, a companhia de seguros terá que saber sobre a nossa terapia. O nosso terapeuta terá que lhes fornecer reportes sobre o nosso progresso e necessidade ou não de continuar a receber terapia.

É possível também que as pessoas descubram mais sobre a nossa terapia no decorrer do dia a dia, se virmos um terapeuta local. Se tivermos que nos escapar ao trabalho para is a uma sessão, é normal que alguém tenha que saber o motivo pelo qual estamos a faltar e onde vamos. Em adição, é possível que outros nos vejam a entrar nas imediações do terapeuta e espalhem a notícia de que estamos a receber terapia.

Tal nunca terá que acontecer quando escolhemos um terapeuta online. Controlamos onde as nossas sessões ocorrem e controlamos quem sabe da sua existência. Se estivermos preocupados com alguém ouvir-nos falar numa chamada ou sessão de vídeo, podemos sempre escolher falar com o nosso terapeuta via mensagem ou email. Claro que seria ideal que toda a gente percebesse que lidar com os nossos problemas é muito melhor que fugir à terapia. No entanto, a verdade é que obter terapia ainda é algo que muita gente não compreende. Portanto, faz mais sentido manter essa prática em privado. Com terapia online, é fácil fazê-lo.

Podemos ter o volume de Terapia que desejarmos

Quando escolhemos um terapeuta online, estamos a decidir a frequência e duração do tratamento. Poderemos ter sessões semanais se quisermos, ou manter um regime semi-mensal. Não há companhias de seguros envolvidas que nos digam que não podemos continuar a ter terapia se assim o desejarmos. Se resolvermos um problema e partirmos pata o próximo, não será necessário ter cartas de aprovação. Por outro lado, se quisermos ter algumas sessões para lidar com um problema específico, poderemos fazê-lo também. Não temos que justificar a nossa escolha perante ninguém ou pedir a ninguém que concorde connosco. Estamos totalmente em controlo de quanto tempo dura a nossa terapia.

Permanecer anónimos

Quando ingressamos na terapia online, nunca temos que divulgar a nossa identidade a ninguém. Nem ao nosso terapeuta, à nossa companhia de seguros, ou qualquer outra pessoa. Isso dá-nos um nível de liberdade incrível para falarmos de tudo o que quisermos. Poderemos partilhar com o nosso terapeuta os nossos maiores medos, pensamentos mais perturbantes, os nossos prazeres secretos e os nossos maiores desejos sem sermos expostos. O que podemos não nos aperceber é que outros possuem pensamentos e sentimentos semelhantes aos nossos mas não os partilham com ninguém. Como alguém que faz terapia online, podemos discutir  essas ideias e pensamentos para ultrapassar o poder que têm sobre nós.

Comecemos agora, enquanto estamos motivados

Frequentemente, pessoas decidem começar a fazer terapia e nunca chegam à sua primeira sessão. O que tende a acontecer é que tomam esta decisão num momento de clareza, mas quando ultrapassam toda a burocracia e espera para ter acesso a um terapeuta, já perderam o balanço e a vontade.

Com a terapia ou aconselhamento online, podemos tomar estas decisões na hora e fazer a nossa primeira sessão muito pouco depois. Porquê esperar? Afinal, é a nossa saúde mental que está em jogo! Há muito pouco que seja mais importante para o nosso bem-estar e sucesso. Quanto mais cedo pedirmos ajuda, mais cedo nos curaremos e atingiremos a paz. Melhor ainda é que assim que tomarmos o primeiro passo, continuar a obter terapia será mais fácil do que alguma vez acreditámos ser possível.

CategoryGeral

© 2018 - MINDCOACHING™

info@mindcoaching.pt