As relações que temos nas nossas vidas ajudam a formar quem somos enquanto pessoas; as pessoas com quem nos rodeamos revelam muito sobre nós. Os nossos amigos representam em quem nos pretendemos tornar, com quem nos identificamos e com quem nos preocupamos. É muito comum envolvermo-nos em amizades que não nos são benéficas. Algumas pessoas chamar-se-ão suas amigas, mas podem ser prejudiciais para si. Mas, quando encontra os amigos certos, os leais e verdadeiros, a sensação é simplesmente natural e agradável. Estão presentes para que possa “apoiar-se” neles e vice-versa. Amigos verdadeiros que nos apoiam tornam-se família. Estas amizades são naturais e não requerem muito esforço para ser mantidas.

O que é uma Amizade Tóxica?

Existem momentos onde é importante que os amigos sigam caminhos distintos; no entanto, existem também momentos onde as amizades nos consomem de tal forma que começam a afetar negativamente as nossas vidas. Estas amizades são referidas como amizades tóxicas. Em amizades tóxicas, este amigo vira todo o tempo e atenção para sim mesmo/a. Deixam muito pouco espaço para as nossas necessidades.

Fazem com que sintamos que uma bomba pode explodir a qualquer momento. Este tipo de amizades suga a vida de dentro de nós e é importante que saíamos delas o quanto antes. Não será fácil, mas com o apoio de outros amigos, família ou um terapeuta, a separação poderá ser mais fácil.

O que é uma Amizade Casual?

É definida pelos amigos que vemos de tempos a tempos ou em situações pontuais. Estes são os nossos amigos casuais. Não jantamos com eles todas as sextas feiras, nem lhes ligamos numa base diária, mas são um grupo de pessoas com quem gostamos de estar de vez em quando.

São divertidos, passam sempre bons momentos quando estão juntos. Mas, nunca podemos confiar neles quando atravessamos maus momentos se as nossas conversas com eles girarem sempre em torno de diversão e nunca tiverem ido a um nível mais profundo e emocional que isso. Estes amigos são saudáveis e é importante tê-los. Sabemos que quando saímos com eles, vamos divertirmo-nos e não estar sob stress. São o extremo oposto de uma amizade tóxica.

O que são Amizades Animais?

Outro grupo de amizades que são muito saudáveis são aquelas que temos com os nossos amigos felpudos. Animais são criaturas terapêuticas. Eles amam-nos incondicionalmente, independentemente do que fizermos ou dissermos. São leais e estão sempre presentes quando precisamos deles. Estão sempre a precisar de afeto e são ótimos ouvintes. Alguns terapeutas até têm cães disponíveis nos seus escritórios para os seus pacientes.

Os animais ajudam a que as emoções saiam de dentro de nós. E, se estivermos a brincar com um cão enquanto falamos, as nossas defesas baixam com maior facilidade. Com a nossa guarda em baixo, poderemos expor de uma forma mais verdadeira os problemas que temos presentes. Muitos animais têm propriedades terapêuticas, tais como cães, gatos, pássaros, coelhos, porquinhos da índia, porcos, peixes, etc. Se é uma criatura que podemos segurar e nos adora, será benéfica para nós. Estes amigos felpudos são dos amigos mais leais que alguma vez encontraremos.

Quais são as características de um Amigo que nos Apoia?

Normalmente, os amigos que mais nos apoiam começam por se encontrar na categoria de amigo casual. Um amigo que nos apoia é alguém que percebe quem nós somos e o que precisamos. Rapidamente aprenderemos que eles estarão connosco no bem e no mal. Ambos atravessarão momentos difíceis e momentos muito bons. No entanto, coisas simples como uma discussão não vai estragar a amizade saudável existente. Em vez, ambos iremos aprender e crescer graças a essa discussão, emergindo mais fortes. Mesmo nos piores dias, um amigo que nos apoia estará lá para nós.

Talvez nem sempre concordem com as nossas decisões ou opiniões, mas preocupam-se sinceramente connosco. Estarão lá para nos defender face a qualquer pessoa que se atravesse no nosso caminho. São leais e podemos contar com eles. Não temos que questionar onde nos encontramos na sua amizade, pois eles demonstrarão essa posição importante que temos diariamente, através de ações. Protegem-nos independentemente da situação em que nos encontremos.

Porque é que os Amigos que nos Apoiam são tão importantes?

Muitas vezes, na vida, sentimos que só conseguimos ultrapassar uma situação desagradável se tivéssemos alguém para a ultrapassar connosco. Um amigo que nos apoia está sempre presente para nós e está disposto a atravessar um prédio em chamas connosco! Não é que vão seguir-nos cegamente. Podem e vão ajudar-nos ao identificarem os prós e contras da decisão que tivermos que fazer. Mas, também se manterão junto de nós após a decisão ter sido tomada, independentemente de qual tenha sido. Não nos julgam e não têm motivos escondidos para demonstrarem que se preocupam connosco. Simplesmente se preocupam.

E se não tivermos amigos?

Há vezes onde é difícil identificar aqueles que são os nossos verdadeiros amigos, em especial quando estamos a atravessas situações difíceis.

É fácil sentirmo-nos sozinhos num mundo enorme se não soubermos identificar alguém que nos vá ajudar a ultrapassar tais situações. No entanto, para começar, devemos sentar-nos e escrever nomes de pessoas que conhecemos. Devemos escrever os nomes de colegas de trabalho, amigos de infância, amigos de família, vizinhos, colegas de escola, colegas de equipa… Depois, temos que os organizar.

Existem alguns que sejam tóxicos? Todos nós temos aquela pessoa no trabalho ou escola que está sempre a criar problemas, prejudicando todos os que se encontram em torno de si. Devemos riscá-los da lista! Não queremos atrair energia tóxica para a nossa visa. Depois, devemos pensar nas pessoas com quem já fizemos alguma atividade social. Já fomos a alguma “happy hour” depois do trabalho, por exemplo? Já fizemos uma noite de jogos em conjunto? Já fomos treinar ao ginásio juntos? Devemos riscar todos aqueles com quem nunca tenhamos partilhado uma atividade social, não tendo falado com eles fora do contexto em que os conhecemos.

Depois, devemos pensar naqueles com quem já partilhámos informação pessoal. Com quem já tivermos falado sobre nós ou sobre a nossa família. Isto porque obviamente nos sentimos confortáveis o suficiente com essas pessoas para o fazer. Essas são as pessoas com quem estivemos fora do contexto de onde os conhecemos podem ser considerados amigos casuais. Aqueles com quem começámos a falar sobre a nossa vida pessoal são potenciais amigos que nos apoiam. Podemos fortalecer estas amizades ao cuidar delas. Tal como plantas, as amizades necessitam de cuidados. Basta falar com a pessoa, ver que tal está, perguntar se quer fazer algo connosco. Se vos parece tal e qual um encontro romântico, é porque é!

Boa tentativa, mas estou sozinho…

Por muito que pareça que estamos sozinhos, ninguém está sozinho neste mundo. Há muita gente à espera de ter uma amizade genuína com alguém exatamente como nós. Temos que considerar falar com um terapeuta online, tais como aqueles que existem na Mind Coaching. Na Mind Coaching, dezenas de terapeutas licenciados estão disponíveis para falar. Agora, não são nossos amigos, mas apoiam-nos. Podem ajudar-nos a orientar estas amizades que temos ou podemos vir a ter.

Tendo em conta que é online, os terapeutas estão disponíveis através de chats privados, via email ou whatsapp. Podemos responder-lhes à hora que nos convier. Podem fazer sugestões sobre como sair de uma relação tóxica em que estejamos e sobre como obter amizades melhores e de maior dependência em vez.

Amizades de apoio são cruciais para a nossa saúde!

Sejamos realistas; amizades são só outra forma de relacionamento. Temos relacionamentos de tantos tipos com tanta gente diferente nas nossas vidas, tais como os nossos pais, o nosso parceiro/a, as nossas crianças, o nosso patrão e os nossos amigos. A lista continua. Se alguma destas pessoas chave é tóxica na nossa vida e nos sugam a vida, é muito difícil, mas mais importante ainda que os removamos para que possamos rodear-nos de pessoas que nos apoiam e se preocupam connosco, pois isso fomentará o nosso sucesso e felicidade. Teremos a paz e tranquilidade de que necessitamos para correr um risco e falhar, sem que os nossos amigos se riam de nós, ajudando-nos a levantar e tentar outra vez!

Serão a nossa maior claque e maiores fãs. Estarão ao nosso lado através de bons e maus momentos e serão o melhor sistema de suporte que podemos ter. Devemos agarrar-nos a esses amigos que nos apoiam e garantir que devolvemos o favor, sendo os melhores amigos que podemos ser. Por muito importante que ter amigos que nos apoiam seja para a nossa saúde e sucesso em geral, é igualmente importante ser um amigo que apoia aqueles em seu redor.

CategoryRelacionamentos

© 2018 - MINDCOACHING™

info@mindcoaching.pt